Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Falecimento de Kawai sensei

Recebí através do Orkut a notícia que Kawai sensei teria falecido. Enteri em contato por email com a Aademia Central do grupo e aguardo confirmação. No entanto a notícia já foi divulgada em blogs de pessoas associadas ao grupo, o que nos leva a crer em sua veracidade.

Kawai sensei é considerado um dos responsáveis pela vinda do aikidô para o Brasil, em 1963. Sua trajetória é bastante controversa no aikido brasileiro. Odiado por uns, amado por outros Kawai shihan deixou sua marca. Seu grupo hoje se espalha pela América do Sul e alguns dos nomes mais graduados do Brasil, especialmente de São Paulo, foram seus alunos em algum momento.

Após um período na Europa aonde teria aprendido os primeiros passos do aiki budo sob a orientação Aritomo Murashige, volta ao Brasil e abre sua academia. Recebeu o 8º dan e o título de shihan de O'Sensei. Foi presidente da FEPAI durante muitos anos, tendo se desligado dessa organização na década de 80 fundando seu próprio grupo chamado União Sul Americana. Era um dos representantes oficiais do Aikikai Hombu Dojo no Brasil.

Um comentário:

  1. É com grande emoção e tristeza que recebo a notícia do passamento do nosso estimado Shihan Reishin Kawai.
    Com sua simplicidade e energia nos mostrou como ser um verdadeiro "guerreiro" de mãos limpas, da paz. Nos mostrou a harmonia que deve existir nos movimentos da Arte da Paz, tanto no dojo como em nossos lares, locais de trabalho e relacionamentos pessoais e sociais. Nosso Shihan fará falta em nosso plano, mas com certeza no plano superior irá completar os iluminados mestres aikidoistas que hoje sentam ao lado do O Sensei Morehei Ueshiba e de seu filho Kisshomaru. Seus ensinamentos e energia sempre estarão presentes em cada dojo no nosso universo.
    KAWAI SENSEI, DOMO ARIGATO GOZAI MASHITA!

    VicenteSan - CWB

    ResponderExcluir