Páginas

terça-feira, 30 de maio de 2017

Nova enciclopédia do aikido brasileiro: um trabalho em progresso

Há muitos anos tento elaborar este material, mas a verdade é que reunir as informações não é nada fácil. Mesmo com a internet, muitos grupos e pessoas ainda fazem questão de se manterem anônimas.

Construir esta enciclopédia é um trabalho muito difícil. Durante um breve tempo tivemos na internet a enciclopédia do Aikido Journal e, no Brasil, a Aikipedia. Ambas saíram do ar. Mas hoje comecei a organizar as ideias e a buscar os dados dos grupos, pessoas, etc. A versão 2017 possivelmente só será liberada ao final do ano e mesmo assim incompleta, devido ao forte dinamismo da cena aikidoca brasileira atual. Mas sairá.

Para quem não sabe, aqui no blog lanço anualmente o "Ranking Brasil"(lista das pessoas a partir do 4º dan no aikido aikikai brasileiro) e justamente por estar acostumado com esse esforço. caí dentro desse novo desafio.

Aguardem!

2 comentários:

  1. boa tarde Sensei,
    Meu nome é Ilson, sou praticante de AIKIDO (SHODAN), aluno do Sensei Severino Sales.
    Gostaria de comentar que acompanho este blog, e acho muito interessante este trabalho, inclusive usei informações conseguidas aqui para elaborar um trabalho sobre AIKIDO.

    Como forma de colaborar com o trabalho, informo que a FEBRAI Federação Brasileira de Aikido, que tem como presidente o Sensei Severino, foi oficialmente reconhecida em 2009, pela fundação Aikikai, ficando a FEBRAI ligada diretamente ao Japão, assim como outras organizações do Brasil.
    Para atualizar o Ranking, em 2016 a FEBRAI graduou mais 5 alunos como yondan, são eles:
    Renata Alves de Marilia - SP
    Celso Barros de Campinas - SP
    Altair Massaro de Campinas- SP
    Sergio Passos de Campinas -SP
    Anderson Pereira de Campinas - SP

    Espero ter ajudado, abraços e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ilson!

      Muito obrigado pelas informações. As utilizarei e atualizarei o ranking.

      Abraço.

      Excluir