quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ética e conduta no aikido segundo a Fundação Aikikai

No site da Aikikai Foundation foram disponibilizados os códigos de ética e conduta do aikido como definido por eles. Ainda que genéricos e filosóficos demais, não trata-se de nada que ultrapasse o bom senso, vale a pena ler. Estão em arquivos PDF em japonês(kanji e romanji) e inglês. Abaixo uma tentativa de tradução livre para o português:

Ética:

1. O objetivo do aikido é fortalecer corpo e mente acumulando treinamento diário e trabalho duro junto com nossos companheiros de prática.

2. No treinamento diário é necessário cultivar uma atitude mental para entender e respeitar nosso parceiros de treino. Dessa maneira, busca-se que a pessoa consiga um bom equilíbrio em sinceridade e devoção.

3. O espírito do aikido: Aiki significa amor. O verdadeiro caminho do Budo é cumprir a missão e a responsabilidade de cuidar e proteger todas as coisas. Aiki também significa superar o ego e eliminar o desejo de seu oponente de lutar. Assim, o Aikido torna-se uma forma de permitir um absoluto auto-aperfeiçoamento por eliminar a existência do próprio oponente.

Código de conduta:

. Esforço contínuo de perseguir o caminho do Aikido por toda sua vida
. Praticar o espírito do Aikido em sociedade
. Obedecer os termos da Fundação Aikikai seguindo os herdeiros da linhagem do fundador
. Cuidar da dignidade dos indivíduos
. Desejar a paz mundial e a felicidade dos seres humanos
. Respeitar a lei e a ordem
. Servir à sociedade
. Eliminar a discriminação e o assédio e agir de forma sincera
. Eliminar forças antissociais
. Proteger informações pessoais

Dessa forma, estabelecemos nosso código de conduta

Nenhum comentário:

Postar um comentário