sexta-feira, 8 de maio de 2015

Aikido, PNL, conflitos e o "Ganha-ganha"

Muito escuto e leio artigos sobre a resolução de conflitos e o aikido. Em todos que tive acesso percebi uma falha básica sob o meu ponto vista: a premissa principal do aikido não é resolver conflitos, mas evitá-los.

O aikido me ensina, além de conceitos, a termos uma postura e uma atitude adequada durante as 24 horas do dia. Por postura podemos entender no aspecto físico, aonde a força aplicada sobre os músculos e os ossos sustentam e conduzem nossos corpos com máxima eficiência e com um mínimo de esforço. Uma boa postura te permite se manter parado ou em movimento com bom equilíbrio e bem centrado. Atitude deve ser considerada como a “maneira de se comportar, agir ou reagir motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada”(Dicionário online de português – http://www.dicio.com.br/atitude/). Atitude está ligada a um aspecto mental, interno, não físico. Atingindo o estado ideal dessas duas coisas conseguiremos trasmitir tamanha segurança que ninguém conseguirá uma "abertura" para nos atacar, física ou verbalmente. Bom, mas com muita frequência falhamos nisto, e aí? Aí sim entram as técnicas e os conceitos que praticamos. Quando o conflito é inevitável devemos usas as habilidades desenvolvidas e treinadas para solucioná-lo, preferencialmente da melhor forma para você e que não seja tão ruim para o outro.

Desde o meu primeiro contato com o PNL(somente como curioso) percebo sempre uma forte associação com o aikido. Realmente podemos traçar alguns paralelos entre as duas coisas, mas pelo menos em uma delas não vejo como. Não acho que seja possível aplicar no aikido(ou em qualquer outra arte marcial) o conceito de “Ganha-ganha”, aonde, obviamente, ambos sairiam ganhando em um conflito. A razão, para mim, é simples: no aikido precisamos desequilibrar o oponente para que possamos tomar o controle da situação. Em assim sendo nos impomos sobre a vontade dele. Com isso nós necessariamente ganhamos e ele perdeu. Ainda que o resultado seja positivo, aonde o perdedor percebeu que seu ponto de vista ou que seu ataque era inadequado, e com isso tenha aprendido e ganho uma boa experiência, ainda assim ele perdeu. Claro que o oposto pode ser dito utilizando-se o mesmo argumento, mas o que quero demonstrar, no contexto de “Ganha-ganha”, que isso não acontece.

Aikido é o estudo do aiki. Aiki é o equilíbrio das energias liberadas em um conflito, por exemplo. Mas é um equilíbrio que nos permita conduzir a energia negativa do ataque e transformá-la em positiva principalmente a nosso favor. 

Posso estar errado ou perdendo algum ponto importante nesse raciocínio, portanto, caso você tenha alguma colaboração, por favor não hesite em comentar aí embaixo.

Abraços e bons treinos.

Isoyama sensei(Foto: http://www.aikidosangenkai.org/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário